A Coordenação da FETRAF acredita que a prioridade para os próximos anos é aumentar os investimentos nos projetos de assentamento já existentes. A maioria deles carece de infraestrutura básica. Precisamos estimular a capacitação, produção e comercialização. Segundo os coordenadores da FETRAF, a reforma agrária não pode mais ser vista apenas como distribuição de terras. E cabe a cada um mostrar à sociedade brasileira o conceito de uma reforma agrária ampliada.
Dentro dessa nova ótica, a FETRAF realizou em parceria com o SENAR, Fazenda Surubim e ABS Pecplan, seu primeiro curso de inseminação artificial. O curso foi realizado entre os dias 21 e 25 de fevereiro, na Fazenda Surubim, nas proximidades de Eldorado dos Carajás PA.
Para o encerramento do curso, foi organizado um almoço, com a presença de vários parceiros, como a Deputada Estadual Bernadette Ten Caten, Luiz Carlos Pies (PT de Marabá), Osvaldinho Assunção (Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Xinguara), Virgilino Camago(SENAR de Marabá) e produtores rurais da região a exemplo o Senhor José Guilherme-Itaipava.Para a FETRAF este é apenas um dos passos rumo ao grande Desenvolvimento da Agricultura Familiar.
CHICO DA CIB: Investir na Agricultura Familiar é garantir a sustentabilidade de milhões de pessoas, é a chave para a redução da pobreza, o qual nos ajuda a solucionar as crises de alimentos e da produção.
Hoje tiramos como chave investir na capacitação e formação com objetivo de fortalecer várias cadeias produtivas tais como:
- Leite
- Psicultura
- Bovinocultura
- Produção de graãos
- Fulticultura
- Apcultura
- Pequenos e médios animais
Fazemos o convite para todos e todas a virem encamparem nesta nova JORNADA DE LUTA